Devemos aproximar a produção da escrita as necessidades
enfrentadas no dia a dia, ou seja, devemos apresentar ao aluno situações
e problemas enfrentados pela sociedade, de modo que ele participe de forma
eficiente. A seleção de texto deve ter uma finalidade que tenha
significado para esse aluno e possa servir de base e orientação para suas
decisões pessoais.
Tive uma experiência gratificante com meus alunos quando trabalhamos o conceito conservação do meio(lixo na escola) com gênero contextual circuito fechado( É uma crônica - um texto narrativo curto, cujo tema é o cotidiano e que leva o leitor a refletir sobre a vida. Usando somente substantivos, o autor produz um texto que termina onde começou.).A partir da questão problema, foi apresentado aos alunos um modelo de texto circuíto fechado(Ricardo Ramos) e as características predominantes no texto descritivo(trabalhadas paralelamente em Língua Portuguesa).Os alunos então criaram seu próprio texto, obedecendo o tema.Ao término da elaboração dos textos, os trabalhos (feitos em cartolina) foram fixados no quadro e os grupos interpretavam cada um dos trabalhos e faziam os respectivos registros.Depois dessa etapa foi aberto um espaço para o debate em relação aos problemas causados pelo descarte inadequado do lixo, bem como a preservação do meio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário