sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dinâmica: E a canoa virou

Esta dinâmica tem como objetivo principal discutir a natureza do preconceito e maneiras pelas quais discriminamos ou não alguém.



Material

  • Sala ampla, que permita a formação de grupos.
  • aparelho de som.
  • CD (sugestão: música "Fullgás" - Marina Lima e Antônio Cícero).
Procedimento

1. Formar grupos de 5 a 6 participantes.
2.Apresentar ao grupo a seguinte situação:

Cada grupo está em um barco em alto-mar.O barco bate em um recife e pode afundar a qualquer momento.Vem um barco salva-vidas que tem capacidade de transportar todas as pessoas menos uma.Por isso, cada grupo vai excluir um membro, baseado em critérios decididos pelo grupo.

3.Quem for excluído ficará em um lugar da sala prefixado discutindo os critérios utilizados para  a exclusão e o sentimento de ser excluído.

4. Os não excluídos discutirão o que sentem ao terem de excluir alguém do grupo e definir seus critérios de exclusão.

Discutir
1. Como interagem as pessoas excluídas e as pessoas que excluem?

2. Quais os sentimentos evidenciados pelos excluídos

3. Como os grupos se sentem ao ter que excluir alguém?

 Espera-se que essa atividade promova uma reflexão sobre atitudes de discriminação e preconceitos

Após a dinâmica o professor  deve fornecer  uma cópia aos alunos  do texto “Racismo”, de Luis Fernando Veríssimo, extraído do livro Comédias da vida pública, e fazer leitura fragmentada com a turma.Ao término da leitura cada aluno deve  produzir um texto, expressando  sua opinião a respeito  do preconceito e qualquer forma de discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário