quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Encontro Presencial


Durante o encontro presencial, realizado no dia 20/09  eu e meus colegas construímos um pulmão, que tinha como objetivos principais observar e relacionar o modelo respiratório ao próprio funcionamento do corpo e o reconhecimento dos órgãos envolvidos na respiração.
Partindo do pressuposto de que  a  maioria das pessoas reconhece a importância da respiração para a nossa sobrevivência, mas não percebe os órgãos envolvidos e como o diafragma e os músculos intercostais ajudam e muito neste processo, foi feita a construção de um pulmão com os seguintes material i e procedimentos:

·         1 garrafa pet com tampa;

·         3 bexigas;

·         2 canudos;

·         elástico ou barbante;

·         fita adesiva ou massa de modelar

 

Procedimentos

1) Solicitar previamente os materiais aos alunos;

2) Pedir para que cortem o fundo da garrafa pet;

3) Furar a tampa, a fim de que passem os dois canudos pelo orifício;

4) Após colocar os canudos no orifício, vede a tampa com a fita adesiva ou massa para modelar

5) Na outra extremidade dos canudos (dentro da garrafa) prenda uma bexiga em cada um utilizando o elástico ou o barbante;

6) Por fim, corte uma bexiga ao meio e coloque no fundo da garrafa, prendendo-a. Agora é só observar e descrever o processo respiratório, enfatizando a relação entre o diafragma e a respiração.



A aula proposta permite ao aluno  refletir, observar e reconhecer questões relacionadas aos movimentos respiratórios.
Além disso deu ênfase à avaliação de conhecimentos e competências relacionadas ao sistema respiratório


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário